Fotografia - 5 dicas para fotografar seus produtos

maio 15, 2015

Oi pessoal, tudo bem?

Como o titulo já disse, vamos falar de fotografia. Você sabe fotografar seus produtos?
Sempre gostei muito de fotografia e quando comecei a produzir minhas peças queria que as fotos fossem claras e delicadas. Uma das artesãs que me inspiraram foi a Érica Cataria. O que é aquela pessoa? hahaha
Sim, ela é um poço de fofura e antes mesmo de eu começar a trabalhar com feltro já ficava horas babando naquelas fotos lindas que ela fazia.

Foto: Érica Catarina

No começo eu tentava tirar umas fotos bonitinhas (e ainda estou tentando), fiz e ainda faço muitas gambiarras, pois não tenho um espaço especifico para fotografar. O photoshop é um grande ajudante, mas para que eu consiga tratar as fotos e deixa-las mais bonitas preciso que elas já tenham um bom resultado natural.

Então, hoje irei passar algumas dicas que aprendi e que me ajuda bastante na hora de fotografar, para que você tenha uma foto mais profissional, pois isso ajuda e muito a conquistar clientes e admiradores.

Dicas:

1. A primeira dica e uma das mais importantes é sempre usar a luz natural, ou seja, sempre que for fotografar utilize a luz do sol. Fotografe em locais bem arejados e próximo a janela. Isso deixa a foto clara e com sombras bem delicadas. 



2.  Para fotografar objetos pequenos, você pode utilizar EVA branco ou lençol para dar um efeito de “fundo infinito” ou usar folhas coloridas, mas com cores claras.  Em algumas fotos uso folhas de scrapbook, que são durinhas e com pequenas estampas e em tons claros. Você pode usar também tecidos, cartolinas, feltros e por ai vai.











3. O enquadramento também é uma dica muito importante. Não adianta nada você fazer um mini estúdio para fotografar, usar a luz natural se você não enquadrar bem a foto. Abaixo você pode ver ilustrada uma técnica muito utilizada por fotógrafos, à regra dos terços


Para utilizar essa técnica deve-se dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada.

4. Faça fotos da sua câmera fotográfica. Você não precisa de uma câmera profissional, você pode usar a câmera compacta mesmo. Explore sua câmera e vá treinando até a foto ficar do jeitinho que você quer. Se você prefere tirar as fotos da câmera do celular tente deixar o ambiente mais claro possível e com o foco no objeto que quer fotografar. As fotos feita pela câmera você consegue uma qualidade melhor e mais profissional. 



1   5. Sabe aquele momento em que você resolve usar o flash? Então, não use. Haha Pois o flash vai deixar sua foto com muita luz e se você já tem um fundo claro e já tem a luz natural, pra que você vai usar mais luz? A foto tem que ter luz mais nada que deixe a foto toda branca inclusive o objeto a ser fotografado. Nunca tive uma experiência boa com o flash e por isso prefiro não usar. 


Essas são algumas dicas básicas para você fazer fotos limpas e delicadas de seus produtos.
Quem quiser se aprofundar mais no assunto, existe vários sites com dicas e passo a passo para você montar seu mini estúdio.  Deixo aqui pra vocês a indicação de um blog muito legal que acompanho e fala de fotografia: Primeira a Esquerda


Em breve vou postar aqui alguns DIY para você fazer seu próprio estúdio. Espero que tenham gostado e se quiserem deixar sugestões de outros assuntos, escreva aqui nos comentários ou mande um e-mail para coresepanos@hotmail.com

Beijinho e até a próxima. 

You Might Also Like

7 comments

  1. Olá!
    Ótimas dicas!!
    Meu espaço é bem complicado e sempre tenho que fazer gambiarras também, rsrs
    Beijos e um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas!
    Claro que com o tempo a gente vai se aperfeiçoando também.
    Aprendendo cada dia mais! ...

    Respondi sua pergunta sobre o corte no seu
    comentário no meu blog, passa lá pra ver!
    Bom fim de semana!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, eu também me espelho muito nos trabalhos da Erica Catarina, aquela DIVA! ♥

    Beijinhus

    ResponderExcluir
  4. ola vim conhecer seu trabalho e me apaixonei pelo seu blog parabens bjkas boa semana

    ResponderExcluir
  5. Conheço bem os trabalhos da Érica, uma pessoa linda, assim como vc...Ótima ideia compartilhar essas dicas...eu mesma sempre uso flash...
    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Aiii já estou esperando o próximo post com as dicas para montar o mini estudio hahaha preciso muito aprender a tirar fotos

    ResponderExcluir
  7. Uma das partes mais difíceis para mim....tirar foto. Tiro umas 50 e somente 1 fica boa e quando fica.....rsss.....a Erica arrasa mesmo. Bjs! Ateliê De Miranda

    ResponderExcluir

Instagram