O que você precisa para trabalhar com feltro - Parte I

agosto 28, 2014

Olá pessoal! 

Como diz o titulo do post de hoje vou falar um pouco dos materiais que uso para trabalhar com o feltro. Muita gente me pergunta se eu fiz algum curso, pedindo dicas de que material usar e comprar e por ai vai... Então, na verdade nunca fiz curso,tudo que sei e que faço eu aprendi com a internet. TUDO MESMO. Hehe Nunca tinha feito artesanato antes até conhecer o feltro e me apaixonar por esse mundo de fofuras que vivo hoje. Resumindo, conheci e me apaixonei mas como eu ia fazer alguma coisa se eu não tinha nenhum material e qual material comprar já que eu não tinha nenhum conhecimento. Fui pesquisar e testar algumas marcas de feltro e tecido até que fui descobrindo onde comprar, o que comprar, as quantidades, preços e etc... Esse post vai ter 2 partes porque é muito assunto mesmo. Hoje vou mostrar os materiais que uso diariamente no meu trabalho.




Feltro: É um material versátil e bem fácil de trabalhar mais tem que ter um pouco de paciência no inicio e muito foco. Hehe O feltro que mais uso é o da Santa Fé. Ele é ótimo e deixa o trabalho com um acabamento muito bonito. Tem uma grande variedade de cores o que me deixa louca quando vou abastecer o estoque. Sempre quero comprar tudo. Haha




Linhas: As linhas que uso são as meadas e pesponto. Elas são mais finas que as linhas de crochê e deixa o trabalho mais delicado e bem acabado. Quando comecei só usava as linhas de crochê ai pesquisando achei as linhas meadas e pesponto e me apaixonei. As vezes mais é muito raramente uso as de costura normal. Uso elas quando não acho alguma cor especifica.



Tesouras: Você pode usar qualquer tesoura, o feltro é bem facil de cortar mas tenha cuidado, se você tiver cortando feltro e papel com a mesma tesoura isso pode cegar mais rápido e deixar uma certa dificuldade para cortar o feltro. Então se você trabalha com feltro e scrap por exemplo tenha sempre uma ou mais tesouras para cada tipo de material. Tenha também tesouras menores para facilitar o corte de peças pequenas. Eu uso sempre uma tesourinha para cortar aqueles detalhes bem pequenos.



Cola:  Eu uso dois tipos de cola nos meu trabalhos, a cola quente e a cola universal. A cola quente é ótima para colar as peças, mais tem que ter muito cuidado e quando eu digo cuidado é para ter cuidado MESMO. Haha 
Ela é perfeita para colar as peças em guirlandas, colar as cabeças dos bichinhos ou até mesmo colar aqueles pequenos detalhes. 
Eu uso também a cola universal que também é ótima e cola super rápido e fácil. Sempre uso para colar aqueles detalhes bem pequenos. 



Termolina: É um verniz para decoupage e para impermeabilizar tecido. Eu uso sempre quando vou usar o tecido para fazer algum detalhe na peça com feltro. Já até fiz um PAP aqui no blog  de como usar a termolina no tecido. Para visualizar o Pap clique aqui.  



Enchimento: Acho que o enchimento não tem segredo. Eu uso fibra siliconada da Santa Fé, ela é ótima e não deixa aquela sujeira, sabe?? hehe 




Então é isso pessoal, esses são os materias básicos para iniciar nesse mundo lindo e fofo do feltro. No próximo post vou contar onde comprar esses materiais e dicas de lojas para quem mora aqui em São Paulo. Se faltou alguma coisa me avisem, ok? 

Beijoooo


You Might Also Like

31 comments

  1. Respostas
    1. Obaaa, que legal! Fique de olho que vem mais dicas por ai. :D

      Excluir
  2. Aonde comprou a tesourinha pequenina? E essa Santa Fé tem aqui no RJ? Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, tudo bem?

      Bom, a tesourinha eu comprei em uma loja aqui em São Paulo na 25 de março. Já a Santa Fé não conheço nenhuma loja física mas eles tem uma loja online bem legal: https://www.feltrossantafeonline.com.br/loja/

      Beijooo

      Excluir
  3. Tem a loja Império da pelúcia. Na Rua da Conceição( Saara) 6,90 o metro na terça-feira

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, to com muita vontade de começar a trabalhar com o feltro e tava precisando saber dessas coisas.. Obrigada e sucesso!!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa as dicas, vou começar a fazer e estava meio perdida no material, adorei.

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas.Já tenho o material exceto a cola e a termolina....vou te seguir!bjs

    ResponderExcluir
  7. E as agulhas quais vc usa? é necessário ter máquina de costura?

    ResponderExcluir
  8. E as agulhas quais vc usa? é necessário ter máquina de costura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malou, tudo bem? :)

      Não precisa ter maquina de costura não, meus trabalhos são todos feitos a mão.
      Eu utilizo as agulhas comum mesmo e bem fininhas.

      Excluir
    2. Obrigada pelas informações acho q vou tomar coragem e começar...!

      Excluir
  9. Ola ! Adorei as dicas. Qual agulha devo comprar ? Tem alguma numeração ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente eu uso a numero 7, mas quando não tenho ou perco eu uso as menores e finas ;)

      Excluir
  10. Quanto eu gastaria em media com o material? Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  11. Daniella I just love your blog. Your designs are beautiful. Could you please tell me if you use acrylic felt or wool felt and approximate thickness of the felt. I do not live in Brazil would be great if I could get the information.
    Thank You.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Daniella! Essa linha no suporte branquinho tem um nome especifico ou marca, não encontro aqui na minha cidade ou estou procurando errado caso tenha algum site pra indicar onde posso comprar eu agradeço!! bjus e muito bonita sua iniciativa de compartilhar o q sabe!!

    ResponderExcluir
  13. Adorei, obrigada pelas orientações, foi o melhor post que encontrei, simples, direto e muito claro nas explicações!!!

    ResponderExcluir
  14. Super gostei sou decoradora e quero aprender cada vez mais agora rumo aos bonecos de feltros uhuu (Michele Cliber)

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada, você não ideia que como está me ajudando com duas dicas��.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa! Que bom saber Marcia, fico muito feliz em ajudar. Se tiver alguma duvida só me avisar! Beijooos

      Excluir
  16. Boa noite!
    Td bem?
    Se ñ for abusar, seria possível me encaminhar dicas de fornecedores na internet!
    Meu email elisangela_liy@yahoo.com.br
    Na minha cidade ñ acho nada...
    Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Oi me responder qual cor de freulto mas se é pra poder enfeitar o que se usar?

    ResponderExcluir
  18. Oi me responder qual cor de freulto mas se é pra poder enfeitar o que se usar?

    ResponderExcluir
  19. Ola, gostaria de saber endereços na cidade de São Paulo, para eu poder comprar esses feltros santa fé e os acessórios, nunca fiz nada de artesanato, gostaria de começar, gostei das suas dicas

    ResponderExcluir
  20. Vc sabe me informar qual o nome daquela "folha" com metragem que as artesã usam?
    Toda artesã que faz video uma.

    ResponderExcluir
  21. Adorei a sua explicação, parabéns, já vou comprar os materiais para iniciar meus trabalhos! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos!😘👋

    ResponderExcluir

Instagram